Condições para alunos

 REGIMENTO DO CURSO DE EXTENSÃO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
 

Matrículas e rematrículas

Define-se como matrícula a inscrição de alunos que não concluíram algum nível no CELIB no semestre anterior.

A matrícula é o ato de efetuar o cadastro e escolher uma turma pelo site do CELIB.

 

Servidores da UFV que se matricularem dentro das vagas reservadas por turma e alunos contemplados com bolsa integral estão dispensados da apresentação de comprovante de pagamento. Vale ressaltar que não há bolsas para a modalidade Curso de Férias.

Caso a turma não atinja o número mínimo de 8 alunos, o CELIB se reserva o direito de cancelar a turma e o aluno cujo horário não se encaixe em outra turma será reembolsado integralmente.

 

Período de rematrícula

São consideradas rematrículas as inscrições efetuadas em períodos consecutivos. O valor de rematrícula é concedido aos alunos que efetuam o pagamento durante os 14 primeiros dias do período de matrícula.

 

Período de matrículas em vagas remanescentes

As vagas remanescentes poderão ser preenchidas até o final da segunda semana de curso.

 

Valor do curso

Os valores dos cursos do Prelin são ajustados anualmente, conforme acordado em reunião pelos coordenadores de todos os cursos.

 

Formas de pagamento

O pagamento é efetuado via boleto bancário, sendo proibido o pagamento em espécie na secretaria. Todos os pagamentos, sejam à vista ou parcelados (primeira parcela), deverão ser quitados até o último dia útil antecedente ao início do curso. Caso o pagamento não seja efetuado, ao final da primeira semana de aulas a matrícula será cancelada e a vaga será divulgada como remanescente.

 

Edital de Bolsas

O número total de bolsas corresponde a até 20% do número de matrículas do período anterior. Servidores técnico-administrativos da UFV recebem bolsa de 100%. Para que o aluno bolsista mantenha sua bolsa é necessário apresentar 75% de frequência e nota mínima de 80 pontos no período atual, além de confirmar o interesse em manter a bolsa.

 

Teste de nivelamento

O nivelamento é indicado para aqueles que nunca foram alunos do curso porém apresentam conhecimento da língua, e para os alunos do curso afastados a mais de um semestre. O nivelamento será realizados no quinto dia útil do período letivo da UFV. As inscrições serão realizadas exclusivamente online, e terão início junto ao período de matrículas. O resultado será divulgado no terceiro dia útil da semana seguinte.

 

Troca de turma

A troca de turma poderá ser solicitada até a terceira semana do curso.

 

Reembolso

O prazo para solicitação de reembolso de matrícula é de até 15 dias após o início das aulas. O valor a ser reembolsado corresponde a 75% do valor integral pago.

 

Em caso de não abertura de turma, o aluno será reembolsado em 100%.

 

Trancamento e cancelamento

Procedimento para trancamento matrícula após o prazo de reembolso.

O trancamento poderá ser solicitado em até 30 dias após o início das aulas. Havendo justificativa, o valor pago será convertido em crédito para ser utilizado em até um semestre.

 

Cancelamento

O cancelamento caracteriza-se pelo procedimento no qual o aluno desiste de realizar o curso até o dia 30 de agosto de 2019. O estudante não será reembolsado caso já tenha pago algum valor.

 

Abandono

O estudante que optar por não frequentar mais as aulas, após quinze dias do início, receberá o conceito de abandono. Também receberá o conceito de abandono o aluno que tiver mais de 25% de faltas, sendo seu nome retirado da turma. O aluno que for reprovado por faltas poderá não ter direito a se rematricular no curso, visto que essa situação é caracterizada como abandono, porém, poderá se matricular após se submeter a um teste de nivelamento. O estudante que abandonar o curso deverá quitar o valor da inscrição da matrícula (R$322,00 ou R$358,00) ou rematrícula (R$304,00 ou R$338,00).

 

Reprovação

O aluno que não obtiver 75% de presença e 70 pontos no semestre será reprovado.

 

Solicitação de documentos

A solicitação de documentos (certificados, declarações, atestados e etc) deve ser feita à secretaria, via e-mail. O prazo para a emissão destes será de 5 dias úteis.